EUA consideram como 'verdadeira tragédia' a recusa da Rússia de cooperar na área nuclear

© REUTERS / Charles PlatiauUsina nuclear
Usina nuclear - Sputnik Brasil
Nos siga no
Washington lamenta a decisão de Moscou de suspender a cooperação na área nuclear, afirmou um representante do Departamento de Estado, Mark Toner.

Casa Branca à noite - Sputnik Brasil
EUA 'esperam' continuar trabalhando com a Rússia em questões nucleares
O governo russo anunciou na véspera a suspensão do acordo de cooperação em pesquisa e desenvolvimento no campo da energia nuclear. Também foi denunciado o contrato entre Rosatom e o Departamento de Energia dos EUA sobre a conversão de reatores russos de pesquisa para utilização de urânio pouco enriquecido. As ações de Washington, que parou os trabalhos nesta área devido aos acontecimentos na Ucrânia, foram a razão principal para a suspensão do acordo.

Antes disso, Moscou havia anunciado a saída do acordo sobre a reciclagem de plutônio militar.

Durante um briefing, Toner disse que os Estados Unidos lamentam a decisão de Moscou.

"É uma verdadeira tragédia, pois tivemos êxito na cooperação nestas áreas. É do interesse de ambos os países", observou o representante do Departamento de Estado.

Mark Toner destacou que Washington ainda não recebeu a notificação de Moscou sobre a cessação da cooperação na área nuclear.

Rússia está pronta a recomeçar o diálogo

Na Rússia apontam que Moscou está disposta a retomar a cooperação com os Estados Unidos no campo nuclear. Para isso, Washington deve confirmar a sua vontade de cumprir o acordo.

Russia atomica - Sputnik Brasil
Rússia fecha novos acordos para desenvolvimento nuclear em 4 países
"Em 2014 recebemos uma notificação de Washington informando que a parte norte-americana suspendia a cooperação com a Rússia devido aos acontecimentos na Ucrânia", disse no departamento russo.

Diplomatas observaram que, após a decisão dos EUA, a realização de projetos que representavam interesse para ambos os países se tornou impossível.

"O lado russo suspende a execução do acordo, em resposta à ação hostil dos EUA", sublinharam no Ministério do Exterior da Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала