Bagdá pede sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU contra a Turquia

© AFP 2023 / OZAN KOSESoldados turcos
Soldados turcos - Sputnik Brasil
Nos siga no
Bagdá pediu uma sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU para tratar da presença de tropas turcas no norte do Iraque, segundo informou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraquiano nesta quinta-feira (6), aumentando ainda mais a tensão entre os dois países vizinhos.

A Turquia, no entanto, permaneceu em atitude desafiadora, com o primeiro-ministro Binali Yildirim prometendo manter a presença militar turca "independentemente do que Bagdá diga". 

Soldados turcos na Síria - Sputnik Brasil
Chancelaria turca convoca embaixador do Iraque para esclarecimento
As relações entre Turquia e Iraque tornaram-se tensas no ano passado, após Ancara ter enviado tropas para a região de Bashiqa, a nordeste de Mossul, para treinar combatentes na luta contra o grupo terrorista Daesh (autodenominado Estado Islâmico). Bagdá, denunciando a "flagrante violação" da sua soberania, exigiu a retirada turca, mas Ancara ignorou os apelos. 

Agora, segundo relata a AP, o porta-voz do ministério, Ahmad Jamal, disse que as autoridades iraquianas recorrem ao Conselho de Segurança para discutir as "violações turcas no território iraquiano e a interferência em seus assuntos internos".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала