Segundo o canal VTV, a cerimônia de inauguração do monumento decorreu na sexta-feira (07) na cidade natal de Chávez, Sabaneta. O evento contou com participação do presidente venezuelano Nicolas Maduro, o irmão de Hugo Chávez – Adan e o presidente da empresa petrolífera russa Rosneft Igor Sechin, entre outros convidados.
Na sexta-feira Maduro anunciou que pretende criar um prêmio Hugo Chávez da Paz e da Soberania dos Povos em honra de Hugo Chávez e entregá-lo a Putin:
"Acho que este prêmio deve ser entregue para ele, para o líder que, penso, é um dos mais destacados no mundo de hoje. Lutador pela paz, pelo equilíbrio no mundo, construtor de um mundo multipolar, policêntrico, o presidente Putin, acho, merece este prêmio…", declarou.
Segundo Maduro, sua intenção seria premiar Putin com uma réplica reduzida da escultura oferecida de Hugo Chávez.
#INFORMACIÓN Venezuela otorgará el Premio Internacional Hugo Chávez a la Paz y la Soberanía de los Pueblos https://t.co/2fxBmwd9ej pic.twitter.com/3GVPwzq6nn
— Prensa Presidencial (@PresidencialVen) 8 октября 2016 г.
Hugo Chávez faleceu em março de 2013, aos 58 anos, no hospital militar de Caracas. Os restos mortais do ex-líder venezuelano se encontram em um sarcófago de mármore no edifício do Museu da Revolução.