'Preço de petróleo atinge máximo graças a Putin'

© Sputnik / Foto Agência Host/Vladimir AstapkovichPresidente russo Vladimir Putin com representantes do Fórum de Negócios da Rússia no encontro dos chefes de delegações dos países participantes da cúpula Rússia-ASEAN em Sochi, Rússia, 2016
Presidente russo Vladimir Putin com representantes do Fórum de Negócios da Rússia no encontro dos chefes de delegações dos países participantes da cúpula Rússia-ASEAN em Sochi, Rússia, 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O preço de petróleo atingiu o máximo neste ano após o presidente russo Vladimir Putin ter afirmado estar pronto para apoiar a decisão da OPEP de congelar a produção deste combustível.

Segundo o The Wall Street Journal, isso permite esperar que a procura e a demanda de petróleo fiquem equilibradas.

O petróleo norte-americano negociado na bolsa de Nova York chegou a $ 51,35 por barril. No momento do encerramento da bolsa, é o preço mais alto desde julho de 2015.

Presidente russo Vladimir Putin durante o encontro com a chanceler alemã Angela Merkel na cúpula do G20 em Hwanghae, China, 4 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Putin: Rússia apoia OPEP e concorda congelar extração de petróleo
O The Wall Street Journal destaca que as declarações de Putin inspiram otimismo aos participantes do mercado petrolífero, que esperam que a Rússia "feche a torneira", ao invés da OPEP. 

"O mercado talvez ache que a Rússia está agora pronta a apoiar o acordo da OPEP porque os preços baixos prejudicam a economia", comenta a situação Andy Lipow, presidente da empresa de consultoria Lipow Oil Associates.

O ministro da Energia saudita Khalid al-Falih disse na segunda-feira estar otimista e que o crescimento do preço até $60 por barril já não parece algo inconcebível.

Entretanto, nem todos os especialistas acreditam que a Rússia está disposta a sério a congelar a extração e que a OPEP poderá pôr o acordo em prática.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала