Terrorismo pode ser resultado da política dos EUA

© AFP 2023 / LAURA BUCKMANPara ilustrar: Policial norte-americano guarda o local do incidente em Dallas, EUA, 7 de julho de 2016
Para ilustrar: Policial norte-americano guarda o local do incidente em Dallas, EUA, 7 de julho de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um especialista entrevistado pela Sputnik considera que o descontentamento com a política dos EUA pode gerar terrorismo.

Militantes do Daesh na fronteira entre Iraque e Síria - Sputnik Brasil
Coalizão dos EUA: Daesh começa usando drones para fins militares
De acordo com uma pesquisa realizada pelo FBI em 2012, a causa principal do terrorismo nacional é o descontentamento com operações militares realizadas pelos Estados Unidos no estrangeiro.

A pesquisa foi realizada por um departamento da agência de luta contra terrorismo com uso de dados de inteligência obtidos por analistas e agentes especiais em território americano e que estavam trabalhando em casos abertos e classificados sobre terroristas.

John Mueller, cientista sênior de pesquisas do centro de estudos da segurança internacional da Universidade Estadual de Ohio, durante a conversa com a Sputnik Internacional disse:

"É estranho que a pesquisa do FBI deva continuar secreta. Não compreendo porque não pode ser publicada. A minha própria pesquisa prova as conclusões do relatório do FBI."

O pesquisador também é autor do livro “Chasing Ghosts: The Policing of Terrorism” (“Perseguindo fantasmas: O policiamento do terrorismo”) e notou que durante o trabalho sobre o livro ele estudou as motivações dos atentados terroristas.

"Na maioria dos casos o motivo era a política externa dos EUA e as ações militares de Washington no exterior. E, do ponto de vista de muitas destas pessoas [estudadas], a Casa Branca declarou guerra ao Islã", destacou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала