Em coletiva à imprensa, o Porta Voz da presidência da República, Alexandre Parola disse que durante a viagem, o governo vai ter a oportunidade de mostrar que o Brasil está com renovadas oportunidades de investimento e recuperando a credibilidade. "Para o presidente Michel Temer a diplomacia presidencial é uma importante ferramenta de promoção dos valores e dos interesses do Brasil no mundo. O presidente entende que a recuperação da economia brasileira passa necessariamente por mais investimentos e mais comércio exterior. Em Goa durante a Cúpula do Brics, o presidente Michel Temer terá oportunidade de mostrar a seus interlocutores o novo Brasil que estamos construindo com renovadas oportunidades de investimento, recuperação da credibilidade estabilidade econômica e responsabilidade fiscal."
Segundo Parola, o governo acredita que hoje a região asiática é a que está com os melhores resultados dentro da economia mundial, sendo um mercado importante para que o Brasil amplie parcerias.
"No momento em que o Brasil busca voltar aos trilhos do crescimento sustentado e da geração de empregos, a Índia é um parceiro natural ao qual nos voltamos com ênfase redobrada."
Além da visita de caráter bilateral à Índia, Temer segue, no dia 18, para uma viagem oficial ao Japão, a primeira de um chefe de Estado brasileiro em onze anos, que tem como objetivo ampliar a diplomacia entre os dois países.
No Japão, Temer será recebido no dia 19, pelo Imperador Akihito, e também participará de um encontro de trabalho com o primeiro-ministro japonês, Shinzõ Abe e com empresários.
Na ocasião, o governo brasileiro pretende apresentar as oportunidades que estão abertas no Programa de Parceria de Investimentos (PPI).
Atualmente, 180 mil brasileiros vivem no Japão. Já o Brasil abriga a maior comunidade de nipo-descendentes do mundo.
O presidente Michel Temer retorna ao Brasil no dia 20 de outubro.