Putin ratifica acordo sobre grupo aéreo russo na Síria

© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagensAvião militar russo Su-30 aterrissa na base aérea russa de Hmeymim na Síria, maio de 2016
Avião militar russo Su-30 aterrissa na base aérea russa de Hmeymim na Síria, maio de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente russo, Vladimir Putin, autorizou o acordo intergovernamental entre Moscou e Damasco sobre posicionamento do grupo aéreo da Força Aeroespacial russa na Síria, informou a assessoria de imprensa do Kremlin na sexta-feira (14).

O respectivo acordo foi assinado em Damasco no dia 26 de agosto de 2015 e aprovado por ambas as câmaras do parlamento russo neste mês de outubro.

Segundo o Kremlin, o documento determina as condições da presença das forças russas na Síria.

Sistemas de mísseis antiaéreos S-300 - Sputnik Brasil
Instalação de S-300 na Síria é um aviso ao Ocidente, diz coronel russo
Conforme o acordo, o grupo aéreo russo está presente no país a pedido de Damasco e posicionado na base aérea de Hmeymim, na província de Latakia. A infraestrutura e território da base são concedidos à Rússia gratuitamente.

O acordo ratificado estipula que os militares russos gozarão de imunidade semelhante à prevista pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. Além disso, as forças russas não estarão sujeitas à inspeção na fronteira com a Síria.

Na quarta-feira (12), o presidente do Comitê dos Assuntos Internacionais do Conselho da Federação da Rússia (câmara alta do parlamento do país), Konstantin Kosachev, informou que o acordo entre Rússia e Síria sobre o posicionamento permanente de um grupo aéreo russo na Síria possui caráter defensivo, não sendo dirigido contra países terceiros.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала