Sung Kwon Cho, especialista da Escola Swanson de Engenharia da Universidade de Pittsburgh, revela os planos de criar um pequeníssimo dispositivo que se move na circulação sanguínea ou nos componentes líquidos do organismo.
Recentemente, Sung Cho recebeu um prêmio da Fundação Nacional da Ciência pelo desenvolvimento desse veículo microscópico.
Sung Cho informou a radioemissora KDKA em Pittsburgh que o aparelho, com tamanho de um milímetro, vai se alimentar através de ondas de som. Sua principal tarefa será obtenção de bioimagens e tratamento de áreas particulares do organismo.
"Às vezes você precisa levar o remédio até uma área específica, e não ao corpo inteiro. Esse dispositivo pode fornecer o medicamento e em seguida injetá-lo numa área determinada", conta Sung Kwon Cho.
A inovação já foi testada com sucesso em sangue e na água. Daqui a pouco os engenheiros poderão ver como o micro-robô funciona dentro dos órgãos do corpo humano.
A principal curiosidade é que, findo o tratamento, você não terá que removê-lo do corpo – o robô vai se dissolver no organismo.