Para defesa e imagem pública: S-300 russos já estão no Irã

© flickr.com / Andrei KorchaginSistema de mísseis S-300
Sistema de mísseis S-300 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Rússia completou o cumprimento do contrato para fornecimento de sistemas de mísseis antiaéreos S-300 ao Irã.

Em 27 de junho de 2016, o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim (na foto) se dirigiu à imprensa em Ancara falando, entre outras coisas, de Alparslan Celik, acusado de ter matado o piloto russo Oleg Peshkov no final de 2015 - Sputnik Brasil
Turquia quer unir Rússia, EUA e Irã na Síria (EXCLUSIVA COM PREMIÊ TURCO)
Ahmad Vakhshiteh, editor-chefe do portal analítico RussiaViewer, expressou em transmissão da Rádio Sputnik Persa a opinião de que, tendo tais armas defensivas, o Irã resolve dois problemas de uma só vez: o militar e o de imagem pública.

O analista contou que no momento em que as entregas da Rússia ainda não podiam ter início, o Irã desenvolveu seu próprio análogo dos S-300 e produziu uma pequena quantidade desses sistemas. Mas era uma série experimental. Mas agora que o fornecimento foi realizado em conformidade com o contrato, os S-300 serão utilizados em combate e apresentados em paradas militares.

Com isso, segundo Ahmad Vakhshiteh, o Irã resolve dois problemas de uma só vez. Em primeiro lugar, demonstra o poder de seu exército e a capacidade defensiva nacional perante seus inimigos. Em segundo lugar, os S-300 se tornaram um símbolo da amizade forte que une o Irã e a Rússia e de sua cooperação bilateral efetiva na área militar.

"Ao longo dos últimos anos, a cooperação entre a Rússia e Irã na esfera militar apenas se fortaleceu e atingiu um novo nível", sublinhou Ahmad Vakhshiteh.

Bandeira nacional síria perto de uma igreja ortodoxa no bairro cristão da cidade de Aleppo, Síria, 12 de agosto de 2016 - Sputnik Brasil
Turquia, Rússia, Síria e Irã unidos podem fazer os EUA recuar no Oriente Médio
Um exemplo notável disso é a interação militar conjunta na Síria. Claro que a parceria militar entre os dois países está ganhando impulso com o desenvolvimento de outras áreas de cooperação: política, comercial e econômica.

"A nossa cooperação militar na Síria irá se desenvolver, não só para ajudar um país amigo a se livrar do jugo de terrorismo, mas também porque a segurança na Síria garante a segurança no Oriente Médio e ainda mais além", disse ele.

Ahmad Vakhshiteh é de opinião que uma estreita cooperação militar entre o Irã e a Rússia garante a estabilidade e segurança não só na Síria, Iraque, Oriente Médio, mas até nos países da Ásia Central.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала