Pausa em Aleppo: 'Rússia e EUA negociam áreas de influência no Oriente Médio'

© REUTERS / Abdalrhman IsmailCaminho no bairro Bustan al-Qasr, Aleppo, Síria, 20 de outubro de 2016
Caminho no bairro Bustan al-Qasr, Aleppo, Síria, 20 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Uma pausa humanitária foi introduzida em Aleppo às 08h00 (horário local) de quinta-feira (20) para assegurar a evacuação segura de militantes desarmados e civis do leste de Aleppo através de oito corredores. Mais cedo, o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu anunciou que Moscou decidiu estender a pausa humanitária em Aleppo por mais 24 horas.

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu - Sputnik Brasil
Tusk disse que líderes da UE condenaram as ações da Síria e da Rússia em Aleppo
Entretanto, a pausa humanitária em Aleppo pode surpreender, tendo em conta o fato de que foi declarada quando o exército sírio estava muito próximo de tomar controle da cidade, diz uma matéria na publicação online Svobodnaya Pressa.

Segundo o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, Washington não tem recursos para apoiar os militantes em Aleppo. Eles não conseguem se opor ao exército sírio e à Força Aeroespacial russa.

Entretanto, o futuro da Síria depende do resultado da batalha de Aleppo. Se o governo sírio retomar o controle sobre a cidade isso ajudará muito a reforçar as posições do presidente Bashar Assad, notou o jornal.

A pausa humanitária em Aleppo é um sinal que a Rússia e os EUA estão prestes a negociar a divisão de áreas de influência no Oriente Médio, disse Sergei Ermakov, analista sênior do Instituto Russo de Estudos Estratégicos.

Fighters of the Syrian Islamist rebel group Jabhat Fateh al-Sham, the former al Qaeda-affiliated Nusra Front, ride on a pick-up truck in the 1070 Apartment Project area in southwestern Aleppo, Syria August 5, 2016 - Sputnik Brasil
Rússia: oposição não expulsa Frente al-Nusra de Aleppo só porque não quer
Segundo o especialista, o Oriente Médio é uma região onde Moscou e Washington têm interesses comuns.

"Ambos, a Rússia e os EUA, precisam de uma vitória na região. Com efeito, o combate por Aleppo e a liberação de Mossul no Iraque demonstram a demarcação de zonas de influência no Oriente Médio ao longo da linha Rússia-EUA", disse ele à Svobodnaya Pressa.

Declarando a pausa humanitária em Aleppo, a Rússia provou que está agindo em concordância com o direito internacional, inclusive fornecendo corredores para os residentes da cidade atacada, disse Ermakov. Além disso, a pausa pode ser usada pelo exército sírio para se reforçar e se reagrupar.

A pausa nos combates em Aleppo também tem objetivos práticos, disse Mikhail Aleksandrov da Universidade de Relações Internacionais de Moscou.

"Segundo o Ministério da Defesa, os militantes que largaram as armas estão abandonando a zona de operações militares através dos corredores. Isso facilitará o futuro assalto a Aleppo. Quantos mais militantes a abandonarem, tanto menos esforços serão precisos para retomar o controle sobre a cidade. A pausa também ajudará a diminuir o número de baixas entre civis", destacou Aleksandrov.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала