Moscou prepara resposta assimétrica às sanções dos EUA

© Sputnik / Vladimir Vyatkin / Acessar o banco de imagensKremlin de Moscou - Estrela da Torre Spasskaya
Kremlin de Moscou - Estrela da Torre Spasskaya - Sputnik Brasil
Nos siga no
Moscou preparou "uma série" de medidas como resposta assimétrica às sanções dos EUA, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo Sergei Ryabkov.

"A política de sanções dos EUA em relação à Rússia continua já por muito tempo. Usamos este período para realizar um trabalho de pesquisa e preparar uma série de medidas que podem ser utilizadas de forma assimétrica", disse ele discursando na sessão do Conselho de Federação (câmara alta do parlamento russo).

Bandeiras dos EUA e da Rússia - Sputnik Brasil
Moscou promete resposta dolorosa às sanções dos EUA
Ao mesmo tempo, Ryabkov acrescentou que a suspensão do acordo sobre o uso de plutônio pode ter um caráter permanente.

"É evidente que a administração atual dos EUA não abolirá as leis mencionadas (inclusive a Lei  Magnitsky – red.), nem levantará as sanções, nem diminuirá a presença norte-americana na Europa em nome da implementação do acordo. Neste caso, a sua suspensão terá um caráter ilimitado em termos de tempo", disse.

Há que lembrar que, em 3 de outubro, o presidente russo Vladimir Putin assinou uma ordem que suspende o acordo com os EUA sobre a reciclagem do plutônio utilizado em armas nucleares por causa de ações hostis de Washington.

Em abril deste ano, Putin disse durante o fórum da Frente Popular da Rússia que os EUA, ao contrário da Rússia, não cumprem suas responsabilidades no que tange à reciclagem do plutônio militar, mantendo o seu potencial de retorno (em certos métodos simplificados de reciclagem usados pelos EUA, o plutônio pode ser tratado e transformado de novo em plutônio militar ou seja, esses métodos não garantem a irreversibilidade da reciclagem).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала