Ancara espera que a construção do gasoduto Corrente Turca comece no início de 2017, comunicou o ministro da Energia e Recursos Naturais turco Berat Albayrak.
“Corrente Turca é um projeto importantíssimo para a política energética turca. Já que o contrato de trânsito de gás entre a Rússia e a Ucrânia expira no ano de 2019, a Rússia começou um projeto novo. Falando da diversificação de fornecedores de gás natural, este projeto influirá de forma positiva na política energética do nosso país", adiantou o ministro.
"Esperamos que a construção do gasoduto se inicie já nos primeiros meses de 2017. Nós não vemos qualquer obstáculo que possa impedir finalizar as obras em 2019, como está planejado”, destacou Albayrak em uma entrevista concedida à agência de notícias Anadolu.
Uma linha tem por objetivo o fornecimento de gás diretamente para o mercado turco, e a outra serve para transportar gás para os países europeus em trânsito através da Turquia. O documento também prevê o prazo final para as obras destas duas linhas: dezembro de 2019.