Dois possíveis cenários das relações entre EUA e Cuba após eleições presidenciais

© REUTERS / Jonathan ErnstNesta segunda-feira, 20, Estados Unidos e Cuba restabeleceram relações diplomáticas, após 54 anos de interrupção
Nesta segunda-feira, 20, Estados Unidos e Cuba restabeleceram relações diplomáticas, após 54 anos de interrupção - Sputnik Brasil
Nos siga no
A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, no caso de ganhar as próximas eleições, pode contribuir para avanços nas relações entre Cuba e os EUA, declarou Jorge Duany, diretor do Instituto Cubano de Investigação da Flórida, à Sputnik.

"Ela [Clinton], disse que usaria seu poder executivo como presidente para o próximo levantamento das restrições em relação a Cuba", disse Duany indicando que, sob a administração de Hillary Clinton a normalização das relações entre Washington e Havana "provavelmente progredirá ainda mais do que sob a administração de Obama".

Bandeira nacional de Cuba em Havana - Sputnik Brasil
EUA farão tudo o possível para evitar presença militar russa em Cuba?
Já em caso de vitória do candidato republicano, Donald Trump, disse o pesquisador, as relações entre os EUA e Cuba voltarão a se agravar, tendo em conta a sua promessa, em 2015, de mudar o rumo da normalização das relações bilaterais.

Em particular, "o comércio, as comunicações, o turismo e outros contatos entre os dois países, ficarão seriamente limitados", destacou Duany.

Washington e Havana anunciaram a normalização de suas relações no fim de 2014, que culminou na visita a Cuba do presidente americano, Barack Obama, em 2015, e na reabertura das respectivas embaixadas dos dois países no mesmo ano. A Administração norte-americana também levantou algumas restrições econômicas contra o país caribenho impostas desde o século passado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала