Kersti Kaljulaid afirmou que a sua visita à Rússia será possível apenas depois de falar com os aliados e parceiros.
"Todos os passos que nossos parceiros e aliados tomam nas relações com a Rússia têm que ser detalhadamente coordenados e analisados. Esta nunca será minha própria decisão", — comunicou Kaljulaid ao responder a uma pergunta do portal letão Delfi sobre a possibilidade de sua visita à Rússia.
"Precisamos cooperar com nossos parceiros e aliados na área de defesa. Além disso, não se pode deixar cooperação diplomática à parte. Eu acho muito razoável contar com os nossos parceiros europeus e os aliados da OTAN. Nós precisamos de unidade com os nossos aliados e parceiros. Alcançada esta unidade, fica mais fácil reagir aos desafios geopolíticos que estão emergindo”, — destacou Kaljulaid.
A presidente da Estônia foi eleita em 3 de outubro deste ano em resultado do terceiro turno das eleições para um mandato de 5 anos, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo do presidente da Estônia. Kaljulaid tomou posse em 10 de outubro. Antes disso, a atual presidente tinha representado seu país no Tribunal de Contas da União Europeia.