Irã: Arábia Saudita integra Conselho de Direitos Humanos por razões políticas

© flickr.com / Yasser AbusenArábia Saudita
Arábia Saudita - Sputnik Brasil
Nos siga no
“A eleição da Arábia Saudita ao Conselho de Direitos Humanos da ONU pode ser considerada politicamente motivada já que o país não corresponde aos critérios para fazer parte deste órgão”, afirmou no domingo (30) o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araghchi.

Reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Genebra, 2 de março de 2015 - Sputnik Brasil
EUA acabam comentando perda pela Rússia de lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU
Na sexta-feira (28), a Assembleia Geral da ONU decidiu quais os países que ocupariam vagas no Conselho de Direitos Humanos a partir de 1º de janeiro de 2017 e por três anos. O Brasil volta ao órgão após um ano de afastamento, enquanto a Rússia não conseguiu sua reeleição.

"Acho que a participação de alguns países, como a Arábia Saudita, mostra perfeitamente que os instrumentos de proteção dos direitos humanos são usados só para objetivos políticos", cita a agência iraniana Fars o vice-ministro.

Abbas Araghchi está surpreendido que a Arábia Saudita tenha passado ao Conselho sob o lema dos direitos das mulheres que, segundo ele, "têm uma importância menor" no reino. Ele fez lembrar que a Arábia Saudita está travando uma campanha militar contra rebeldes xiitas no Iêmen, que vitima civis, entre os quais muitas crianças.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала