A agência de notícias Yonhap observa que Ri Sol-ju, apresentada em público como primeira-dama do país em 2012, apareceu pela última vez em 28 de março. Na ocasião, ela acompanhava o marido durante uma visita oficial a um novo distrito comercial e a um complexo de saúde na capital Pyongyang.
Segundo afirmou ao Telegraph o professor japonês especialista em Coreia do Norte Toshimitsu Shigemura, da Universidade de Waseda (Tóquio), o desaparecimento de Ri Sol-ju pode ser devido a vários fatores. Entre eles, o professor citou a possibilidade de gravidez ou o surgimento de "algum tipo de problema entre os dois".
Além disso, a ausência da primeira-dama também pode ser atribuída a razões de segurança. "É possível que Ri não tenha aparecido em público porque esteja sendo ciosamente protegida", disse Shigemura. O analista também falou sobre o papel de Kim Yo-jong, observando que a jovem exerce uma grande influência sobre o seu irmão mais velho, e pode ter algo a ver com o desaparecimento da cunhada.