As informações surgiram depois de o primeiro grupo das forças governamentais ter aberto caminho até à parte sul de Mossul na segunda-feira (31).
Segundo as fontes, "vários mísseis norte-americanos foram achados na região de Al Shura situada a sul de Mossul".
Anteriormente, em várias ocasiões o exército iraquiano e as FMP já tinha encontrado mísseis fabricados nos EUA na província de Al-Anbar.
#IraqiArmy Discovers #US-Made #Missiles in #ISIS 's Military Base in #Mosulhttps://t.co/ZSdIfDdZya#MosulOps #MosulOffensive #Anbar pic.twitter.com/hMbtjKUZZL
— #Alalam (@AlalamChannel) 31 октября 2016 г.
Os responsáveis oficiais locais afirmam que essas armas foram enviadas em um avião da coalizão internacional liderada pelos EUA para o Daesh na província de Al-Anbar.
Uma fonte da mídia árabe, que cita um representante oficial dos serviços de segurança iraquianos, revelou que "os terroristas do Daesh enviaram mísseis antitanque TOW norte-americanos para Tal Afar", indicando que "o Daesh se está preparando para uma guerra prolongada".
Ainda em agosto de 2015, um responsável da inteligência iraquiana revelou que helicópteros dos EUA largavam armas e outros meios para os terroristas do Daesh na província ocidental de Al-Anbar, acrescentando que esses helicópteros podiam ter sido enviados a partir da Turquia ou Israel.
Outro caso ocorreu em março de 2015, quando um grupo das Forças de Mobilização Popular do Iraque (denominadas Al-Hashad Al-Shabi) abateu um helicóptero do Exército dos EUA que levava a bordo armas para o Daesh nas áreas ocidentais da região de Al-Baghdadi, na província de Al-Anbar.
Entretanto, o legislador al-Zameli revelou em fevereiro de 2015 que o exército iraquiano abateu dois aviões britânicos que levavam armas para o Daesh. Segundo ele, o parlamento do Iraque tem acesso às imagens de ambos os aviões.