Assim, a emissora de rádio Deutschlandradio Kultur, em seu noticiário infantil “Kakadu”, apresentou o seguinte perfil do presidente russo:
Segundo o noticiário, a Rússia é responsável por ataques aéreos aos hospitais e até ao comboio humanitário da ONU. Aliás, não foi só um comboio, segundo a rádio, mas vários. E a crise dos refugiados, segundo revelou o “Kakadu”, também está na conta de Moscou.
“A chanceler da Alemanha, Merkel, e o presidente Hollande declararam diversas vezes que Putin viola gravemente os direitos humanos na Síria. Os aviões russos bombardeiam hospitais e comboios humanitários da ONU. Por isso, muitos sírios e suas famílias fogem para a Alemanha”.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também exigiu a realização de uma investigação sobre o caso. “Provavelmente a forma mais fácil e o primeiro passo necessário é a apresentação dos projéteis que atingiram esse comboio”, disse o ministro russo em entrevista coletiva para imprensa russa.
O autor do texto do programa foi Marcus Pindur, correspondente da Deutschlandradio nos EUA e conhecido por suas posições antirrusas.
Sputnik Alemanha solicitou à Deutschlandradio uma posição sobre o noticiário infantil e recebeu recebeu uma resposta. “Não vejo no texto do nosso correspondente do estúdio de Berlim, que soou no nosso programa…no dia 19, afirmações incorretas, não objetivas ou que deturpem a realidade”.
A rádio estatal, no entanto, recebeu críticas da imprensa alemã e a organização Conferência pública de meios de informação públicos apresentou uma reclamação oficial contra o programa “Kakadu”.