Em meio à crescente tensão entre o Ocidente e Moscou, a OTAN está envolvida desde segunda-feira em manobras militares de emergência em Montenegro, e esta semana as tropas russas participarão simultaneamente de exercícios na Sérvia, país vizinho da península balcânica, segundo relata a CBS News.
#Montenegro hosts largest-ever #NATO exercise on its soil amid allegations #Russia was behind alleged coup attempt https://t.co/DAG0UcWqEZ pic.twitter.com/fZo0mv0Zxv
— Balkan Insight (@BalkanInsight) 1 de novembro de 2016
As manobras da Aliança Atlântica em Montenegro vão durar cinco dias e envolverão cerca de 680 militares de sete países membros da OTAN e dez nações parceiras. Enquanto isso, os exercícios armados na Sérvia, batizados de "Irmandade Eslava 2016”, começarão nesta quarta-feira e, durante 13 dias, contarão com a participação de 150 paraquedistas do exército russo, 50 membros de sua Força Aérea e 3 aviões de transporte, além de um número não especificado de tropas sérvias e bielorrussas, conforme anunciado pelo Ministério da Defesa russo.
7th MSC, 773rd CST and MSU-E are all taking part this week in NATO Exercise CRNA GORA in Montenegro! https://t.co/srgXbFJwbm
— 7th MSC (@7thMSC) 1 de novembro de 2016
Em 17 de outubro, o primeiro-ministro de Montenegro, Milo Dukanovic, prometeu finalizar o processo de negociações sobre a adesão à União Europeia e anunciou a adesão à OTAN para os próximos meses. Enquanto isso, a Sérvia não tem planos de entrar na aliança militar, apesar de ser um país parceiro da organização ocidental, mas decidiu entrar para a União Europeia, embora sem abrir mão de seus laços com a Rússia.