Após os protestos terem sido dispersados, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia classificou como lamentáveis as ações do governo montenegrino contra a liberdade de expressão e disse que a situação sugeria a ideia de que uma adesão acelerada à OTAN previa ao mesmo tempo a repressão de abordagens alternativas no país.
Thousands protest against #Montenegro's government after police remove tent occupation http://t.co/zuRCULO8XY pic.twitter.com/ZgdrylUj2A
— Occupy Wall Street (@OccupyWallStNYC) 19 outubro 2015
"Não há dúvidas, após duas mensagens do Ministério russo das Relações Exteriores, de que a política russa está do lado dos organizadores do protesto", disse Djukanovic em entrevista à televisão federal bósnia na quarta-feira (21).
De acordo com o primeiro-ministro, Moscou quer impedir não só a adesão de Montenegro à Aliança militar ocidental, mas também a de outros países dos Balcãs.
"A cessação da expansão da OTAN nos Balcãs é um objetivo oficial da política de Estado da Rússia", afirmou o premiê montenegrino.
A Rússia, por sua vez, tem expressado constantemente sua preocupação com a crescente presença militar da Aliança ocidental no Leste Europeu, advertindo que a situação pode ameaçar a estabilidade regional e global.