Caça original J-20 é exibido na China

© REUTERSChina revela seu caça J-20 durante show aéreo em Zhuhai
China revela seu caça J-20 durante show aéreo em Zhuhai - Sputnik Brasil
Nos siga no
O salão de aviação internacional da cidade chinesa de Zhuhai mostra já pela 11ª vez os exemplos mais avançados dos êxitos da indústria aeronáutica mundial. O evento mais marcante do salão é a mostra do caça chinês J-20.

Caça chinês J-20, com tecnologia stealth - Sputnik Brasil
Caça chinês de quinta geração J-20 faz voo de demonstração
O especialista militar russo Vasily Kashin avaliou exclusivamente para a Sputnik China os recentes desenvolvimentos da tecnologia aeronáutica mundial que em breve farão parte das forças aéreas de vários países, em primeiro lugar da própria China.

O J-20 atrai a maior parte da atenção, mas as capacidades de combate reais ainda continuam classificadas. A experiência dos EUA, como o único país que até o momento produz caças de quinta geração em série e que equipa sua Força Aérea com caças deste tipo, mostra que a produção e uso de equipamentos deste tipo exige esforços e tempo significativos.

Um caça - Sputnik Brasil
Por que testa China seu caça J-20 nas montanhas?
Não obstante os obstáculos existentes, o fato que a produção dos J-20 já ter sido lançada na China pode ser considerado como um sucesso importante. O significado deste êxito é por vezes diminuído em publicações ocidentais e são sobretudo populares as observações sobre as numerosas adoções de tecnologias estrangeiras na construção do caça chinês.

Entretanto, semelhantes declarações são consideradas por Kashin como infundadas, tendo em conta que o J-20 é um avião de concepção original chinesa.

"Também não podemos deixar de referir que a China se apressa a iniciar a produção em série destes aparelhos, porque pretende a todo o custo se tornar o segundo país do mundo a começar equipando suas tropas com caças de quinta geração de sua própria fabricação. No entanto, este já é um sucesso inegável," sublinhou o especialista militar.

O criador do caça, o Chengdu Aircraft Industry Group, tem uma experiência de mais de 40 anos com jatos com configuração aerodinâmica tipo "pato" ("canard"), cujo primeiro avião, o caça J-9, foi construído em 1975.

Bombardeiro Tu-160 é escoltado por um caça Su-27 em um voo de treinamento da Força Aérea da Rússia - Sputnik Brasil
Conheça forças aéreas nacionais mais poderosas do mundo
Além do J-20, o único avião de quinta geração que usou essa configuração aerodinâmica foi o caça experimental MiG 1.44, cujos trabalhos de desenvolvimento foram interrompidos no início dos anos 2000. Entre os dois aparelhos há várias diferenças, mas falando em geral o avião chinês é maior e mais pesado.

Assim, a China criou ela própria um caça de baixa visibilidade equipado com um conjunto moderno de armamentos, que além do mais parece ter alta capacidade de manobra.

Jato chinês J-11. - Sputnik Brasil
China revela míssil para caça de quinta geração
As primeiras séries de aviões usarão, pelo que tudo indica, motores russos – a versão aperfeiçoada do AL-31F conhecida como AL-31FM2 e, em perspectiva, usarão motores chineses construídos com ajuda russa, destacou o especialista à Sputnik.

No âmbito do salão também foram apresentadas outras inovações da aviação chinesa que antes só eram conhecidas dos especialistas e que nunca foram apresentados ao público. Entre estas está em primeiro lugar o bombardeiro H-6K, que é o primeiro verdadeiro bombardeiro porta-mísseis de longo alcance capaz de atacar com alta precisão qualquer ponto na região da Ásia-Pacífico.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала