Berlim planeja gastar cerca de $ 64 milhões na reconstrução de suas instalações na base militar turca onde estão posicionadas tropas alemãs. O projeto inclui a construção de um aeródromo para os jatos alemães Tornado, a criação de um centro de comando móvel, etc.
De acordo com o jornal Die Welt, a Alemanha esperava iniciar as atividades de construção no início de 2016. No entanto, a Turquia ainda não assinou os documentos necessários para o início do processo.
As relações germano-turcas deterioraram-se quando o parlamento alemão aprovou uma resolução que reconhece como genocídio o massacre dos armênios, realizado em 1915 e 1916, pelo Império Otomano. Segundo a versão oficial turca, eles foram vítimas da Primeira Guerra Mundial.
Na Base Aérea Incirlik estão colocados seis jatos alemães de reconhecimento Tornado, bem como jatos dos Estados Unidos, Reino Unido, Arábia Saudita e Qatar que participam da coalizão liderada pelos EUA contra o grupo jihadista Daesh, que está proibido em muitos países, incluindo Rússia e Estados Unidos.