Mikel Irastorza foi detido em uma casa em Ascain, uma vila perto dos Pirineus, segundo informou o Ministério do Interior espanhol em comunicado, acrescentando que o líder da organização ilegal estava foragido desde 2008.
#ÚLTIMAHORA | Detenido en #Francia Mikel Irastorza, el máximo dirigente de #ETA en una operación de la @guardiacivil
— Ministerio Interior (@interiorgob) 5 ноября 2016 г.
Irastorza liderou o ETA por pouco mais de um ano, desde as prisões de dois líderes anteriores na França no ano passado, disse o ministério.
"(A prisão) é um duro golpe para o ETA, removendo sua liderança e eliminando a parte que controlava armas e explosivos", disse a pasta, acrescentando que a operação permanece aberta.
O ETA, que normalmente não faz comentários em tais situações, foi formado no final da década de 1950 durante a ditadura de Francisco Franco e visa estabelecer um Estado basco independente no norte da Espanha e no sul da França. O grupo matou mais de 800 pessoas ao longo de várias décadas, através de bombardeios e assassinatos. No entanto, o ETA foi severamente enfraquecido nos últimos anos depois que centenas de seus membros foram presos e algumas de suas armas foram apreendidas. O grupo anunciou um cessar-fogo unilateral em 2011 e prometeu entregar suas armas, embora uma transferência total ainda não tenha acontecido.
Um homem espanhol e uma mulher francesa também foram presos neste sábado, segundo o ministério, por darem abrigo a Irastorza.