Último líder do movimento separatista basco ETA é preso na França

© AFP 2023 / GAIZKA IROZPolícia francesa bloqueia entrada da casa onde estava escondido o líder do grupo separatista basco ETA, Mikel Irastorza
Polícia francesa bloqueia entrada da casa onde estava escondido o líder do grupo separatista basco ETA, Mikel Irastorza - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Espanha anunciou neste sábado (5) a prisão do líder do grupo separatista basco ETA no sudoeste da França, em uma operação conjunta entre o serviço de inteligência nacional francês e a polícia espanhola.

Mikel Irastorza foi detido em uma casa em Ascain, uma vila perto dos Pirineus, segundo informou o Ministério do Interior espanhol em comunicado, acrescentando que o líder da organização ilegal estava foragido desde 2008. 

​Irastorza liderou o ETA por pouco mais de um ano, desde as prisões de dois líderes anteriores na França no ano passado, disse o ministério. 

"(A prisão) é um duro golpe para o ETA, removendo sua liderança e eliminando a parte que controlava armas e explosivos", disse a pasta, acrescentando que a operação permanece aberta. 

Bandeiras da Grã-Bretanha e da União Europeia - Sputnik Brasil
Bloomberg cita países que podem provocar novas crises na Europa
A imprensa francesa e espanhola informou que Irastorza está detido na cidade francesa de Bayonne. 

O ETA, que normalmente não faz comentários em tais situações, foi formado no final da década de 1950 durante a ditadura de Francisco Franco e visa estabelecer um Estado basco independente no norte da Espanha e no sul da França. O grupo matou mais de 800 pessoas ao longo de várias décadas, através de bombardeios e assassinatos. No entanto, o ETA foi severamente enfraquecido nos últimos anos depois que centenas de seus membros foram presos e algumas de suas armas foram apreendidas. O grupo anunciou um cessar-fogo unilateral em 2011 e prometeu entregar suas armas, embora uma transferência total ainda não tenha acontecido. 

Um homem espanhol e uma mulher francesa também foram presos neste sábado, segundo o ministério, por darem abrigo a Irastorza. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала