As trocas de artilharia entre os dois países se intensificou nos últimos meses ao longo da fronteira que atravessa a disputada região do Himalaia.
A disputa sobre a Caxemira desencadeou duas das três guerras entre a Índia e o Paquistão, ambos os países com status nuclear, desde a separação e a independência da Grã-Bretanha em 1947.
"Nós estamos dando uma resposta apropriada. (Nós) os atingiremos onde dói mais", disse o porta-voz da Defesa indiana, tenente-coronel Manish Mehta, citado pela Reuters."É um ato muito pouco profissional do exército paquistanês alvejar nossas áreas residenciais", acrescentou.
Na quinta-feira (3), o Paquistão nomeou oito diplomatas indianos acusados de espionagem e terrorismo. Nova Deli rejeitou as alegações como "infundadas e sem substância".
Há dez dias, a polícia indiana confirmou oficialmente a detenção de um funcionário do Alto Comissariado do Paquistão em Nova Deli sob suspeita de espionagem, informando que um grupo de espiões paquistaneses teria sido descoberto no país.