"Os resultados das eleições nos EUA são um grande acontecimento de nível mundial, que provoca reações voláteis em mercados financeiros e comerciais. Outro fator adicional de incerteza para os mercados e as economias é a iminente mudança na composição do bloco econômico da administração americana e, consequentemente, na política econômica. Como os investimentos precisam de estabilidade macroeconômica e de previsibilidade nos negócios, então, em situação de incerteza, podemos esperar certa pausa nos investimentos nos EUA" – disse Siluanov.
Apesar disso, ele destacou que a vitória de Donald Trump nas eleições não deve trazer grandes consequências para o rublo e a economia russa.
"Como pudemos ver, os mercados financeiros demonstraram uma reação contida a este acontecimento. É um fato agradável, já que as políticas fiscal e monetária em curso estavam voltadas justamente para a estabilização das expectativas e a redução da dependência" – explicou o ministro russo.
"A política orçamental da Rússia deve permanecer cautelosa e prudente para minimizar choques externos. É preciso criar uma estrutura macroeconômica que ajude a aumentar a independência e a estabilidade da economia no futuro. Com esse objetivo, o projeto de orçamento para os três anos seguintes prevê uma redução gradual do déficit orçamental. Num futuro próximo iremos discutir novas regras orçamentais junto ao governo" – acrescentou Siluanov.