O afegão Ahmad Khan Rahimi foi apresentado hoje à Justiça Federal em Manhattan nesta quinta-feira, onde teve os direitos lidos pela magistrada Sarah Netburn, que ficará responsável pelo julgamento dele.
O ataque deixou 31 pessoas feridas e um segundo explosivo forçou o cancelamento de uma corrida do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA que aconteceria no distrito de Seaside Park, em Nova Jersey.
Prisão
O afegão, que tem 28 anos, foi apontado pelos investigadores como "diretamente relacionado" aos bombardeios. Durante a captura, agentes encontram com o suspeito um jornal escrito a mão tecendo elogios a Osama bin Laden e ao recrutador da Al-Qaeda nascido americano, Anwar al-Awlaki.
À época, Rahimi ainda foi gravemente ferido por uma troca de tiros enquanto resistia à prisão. De acordo com os advogados de defesa, ele tem uma ferida aberta na perna e ainda precisa fazer cerca de 10 cirurgias antes de iniciar o processo formalmente.
Person wanted for questioning in bombings captured in Linden, New Jersey, authorities say https://t.co/RbUywbO0lf pic.twitter.com/aqZhNqulHg
— ABC7 Eyewitness News (@ABC7) 19 de setembro de 2016
Se condenado, o suspeito pode pegar prisão perpétua. O defensor público David Patton, que trabalha no caso, disse que seu cliente certamente se declarará inocente de todas as acusações.