Trump pode atrapalhar manutenção das sanções da UE contra Rússia

© AP Photo / Jae C. HongDonald Trump (File)
Donald Trump (File) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A União Europeia provavelmente prorrogará as sanções contra a Rússia por conta da situação na Ucrânia, mas no futuro isso pode ser mais problemático, caso o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, adote uma melhor relação com a Rússia.

Segundo diplomatas europeus, citados pela agência Reuters, as sanções da União Europeia contra a Rússia devem ser prorrogadas antes de Trump assumir o cargo da presidência norte-americana. 

"A extensão das sanções deve acontecer ainda em dezembro. Não houve mudanças na Ucrânia. Na verdade, não está havendo discussão sobre a não renovação das sanções. Mas após a posse de Trump, quem sabe aonde ele vai nos levar? Tudo pode ser dificultado", disse uma das fontes. 

Presidente dos EUA Barack Obama e presidente eleito Donald Trump apertam as mãos durante uma reunião de planejamento de transição no Salão Oval da Casa Branca, 10 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Resultados da 'excelente' reunião entre Obama e Trump na Casa Branca
Segundo a afirmação de outros dois diplomatas, se a relação da Rússia e dos Estados Unidos realmente melhorar sob a liderança de Trump, isso pode ter um impacto sobre a unidade da União Europeia em relação à questão das sanções.

"Após a posse de Trump em janeiro, se a relação com Putin for restaurada, isso vai aprofundar a discordância na União Europeia em relação à Rússia, o que pode tornar mais problemática a preservação das sanções", disse o diplomata. 

O republicano Donald Trump venceu a corrida presidencial dos EUA em 8 de novembro, conquistando o voto de 290 delegados contra 232 da democrata Hillary Clinton. O presidente eleito assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2017. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала