"Donald Trump precisa concretizar que lado defende – se ele defende o lado da verdade, da ordem global e da democracia, ou se ele está tentando estabelecer uma espécie de amizade", comunicou a ministra ao canal local de televisão ZDF na quinta-feira (10).
Na opinião de von der Leyen, a Rússia e os países do Ocidente apresentam posturas contraditórias sobre um leque de assuntos de importância mundial, inclusive no que diz respeito à reunificação da Crimeia com a Rússia e ao bombardeio da cidade síria de Aleppo.
Ao mesmo tempo, a ministra assinalou que a OTAN não é uma iniciativa de negócio, pedindo a Trump para não tratá-la de tal forma.
Ao longo da sua campanha eleitoral, Trump reiterou várias vezes que pretende rever as relações entre os EUA e os aliados da OTAN, destacando que eles devem pagar um preço justo para que os EUA garantam a segurança deles.
Donald Trump venceu as eleições presidenciais de 8 de novembro nos EUA, contrariando as previsões e derrotando sua principal rival, a candidata democrata, Hillary Clinton, que vinha sendo apontada como favorita nas últimas pesquisas de intenção de voto. A posse de Trump está marcada para 20 de janeiro.