Parlamentares de direita acusam Hollande de tornar público segredo nacional em livro publicado por ele intitulado Le président ne devrait pas dire ça… (O presidente não devia dizer isso…).
A AFP destacou que a hipótese de afastar o presidente do poder segundo o 68º artigo da Constituição foi introduzida em 2014. Segundo a lei, o presidente "pode ser afastado somente caso desmereça o seu dever, contradizendo, assim, a execução de suas responsabilidades".
Ao mesmo tempo, o ex-premiê Fillon afirmou que a iniciativa está condenada ao fracasso, pois a direita não possui a maioria no parlamento, fato importante para continuidade do processo.
Em outubro deste ano, na França, foi publicado o livro O presidente não devia dizer isso… dos jornalistas Gérard Davet e Fabrice Lhomme com revelações do presidente francês. Alguns momentos do livro chamaram a atenção de muitos, como, por exemplo, a permissão dada pelo presidente de eliminar jihadistas no exterior. Entretanto, no mesmo livro (citando entrevista dada por ele um mês depois) ele diz que tudo não passou de um mal-entendido: não foi dado ordem de extermínio, e sim de vigilância e "neutralização" dos terroristas.