Coalizão de Merkel apoia candidatura de Steinmeier à Presidência da Alemanha

© AP Photo / Wolfgang Kumm/dpa via APAngela Merkel, chanceler da Alemanha, e Frank-Walter Steinmeier, ministro de Relações Exteriores do país
Angela Merkel, chanceler da Alemanha, e Frank-Walter Steinmeier, ministro de Relações Exteriores do país - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, é perfeito para o cargo de presidente e a sua nomeação é um sinal de estabilidade, disse em Berlim, nesta segunda-feira (14), a chanceler alemã Angela Merkel.

“Acredito que ele seja perfeito para o cargo de presidente. É justamente um sinal de estabilidade em tempos de desordem. Inclusive, o apoio da União Democrata-Cristã (CDU) à candidatura de Steinmeier é, do meu ponto de vista, um sinal importante e correto” – afirmou Merkel.

Angela Merkel e Frank-Walter Steinmeier - Sputnik Brasil
Der Spiegel: Merkel e Steinmeier estão fartos das sanções contra a Rússia
Contrariando sua postura anterior, a chanceler disse ter informado Steinmeier pessoalmente na manhã de hoje sobre a decisão da CDU (partido de Merkel) em apoiar a sua candidatura ao cargo de presidente da Alemanha. Ela acrescentou que, na quarta-feira (16), os líderes dos partidos da coalizão “farão uma apresentação conjunta de Steinmeier como seu candidato único”.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Forschungsgruppe Wahlen entre os dias 8 e 10 de novembro, Steinmeier é o político mais popular da Alemanha, seguido por Wolfgang Schäuble e Merkel.

Recentemente, Steinmeier afirmou estar se preparando para "tempos difíceis" após a vitória de Donald Trump, que ele chamou de um "pregador de ódio”. Nas semana passada, Trump foi eleito presidente dos EUA – mandato que ele deverá assumir em janeiro de 2017.

Angela Merkel, chanceler da Alemanha - Sputnik Brasil
Partido de Merkel sofre derrota histórica nas eleições regionais de Berlim
A escolha do novo presidente da Alemanha está marcada para 12 de fevereiro. Para isso, será convocada uma sessão da Assembleia Federal, uma câmara mista composta pelos deputados do Bundestag mais o mesmo número de representantes dos "Länder", os estados da Alemanha.

O atual presidente, Joachim Gauck, 76, deve fazer em breve um anúncio sobre seu futuro político. Tudo indica, por enquanto, que ele não tentará reeleição.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала