O exército indiano está ansioso por reforçar seu poder de fogo devido ao aumento da tensão entre a Índia e o Paquistão. Na segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores do Paquistão convocou o embaixador indiano para apresentar um protesto contra o assassinato de sete soldados na fronteira.
O T-90 é um tanque russo de terceira geração, conhecido pelo seu poder de fogo. O modelo para exportação dos novos tanques T-90MS inclui projéteis de fragmentação com detonação remota para causar mais devastação nas fileiras do adversário.
Mas o exército não está satisfeito com o ritmo da produção interna e quer que alguns dos tanques sejam importados diretamente da Rússia. O T-90MS é a última versão da famosa série T de tanques russos. O tanque russo-indiano T-90MS reforçará a manobrabilidade ao longo da fronteira e, assim, enviará um alerta forte ao Paquistão.
Os T-90MS substituirão os tanques T-72 mais antigos. O T-90 é facilmente transportável e menos pesado. Os tanques feitos em Arjun foram originalmente adaptados para o terreno dos estados fronteiriços de Punjab e Rajastão. Mas o aumento dos centros populacionais e o aumento da rede de canais limitaram suas áreas de operações. Este é o lugar onde T-90MS será mais útil porque são mais leves e mais manobráveis. A baixa pressão sobre o solo dos tanques T-90MS é uma vantagem nas areias macias do Rajastão e nas lamas do Punjab.
"Portanto, os tanques T-90MS são bem adequados para o exército indiano. As últimas especificações também aumentam seu poder de fogo. Assim, os tanques T-90MS são urgentemente necessários ao exército indiano na situação atual", disse o major-general aposentado Gagandeep Bakshi à Sputnik.