Através de nota, a Polícia Federal informou que cumpriu nesta quarta-feira (16) dois mandados judiciais contra o atual Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ: um de prisão preventiva e um de busca e apreensão em um imóvel no bairro do Flamengo, na zona sul carioca.
Ainda de acordo com a nota da PF, a prisão de Garotinho faz parte da Operação Chequinho, que investiga a ação de uma associação criminosa montada com o objetivo de fraudar as últimas eleições no município de Campos, através do programa Cheque Cidadão, do município de Campos, para compra de votos, nas eleições municipais deste ano.
O responsável pelo pedido de prisão foi o juiz eleitoral da cidade de Campos, Glaucenir Silva de Oliveira.
Atualmente Garotinho é secretário de Governo de Campos dos Goytacazes, que tem como Prefeita a mulher dele, Rosinha Garotinho.
Além de ex-governador, Garotinho também já foi deputado federal e prefeito de Campos. Em 2002 chegou ainda a disputar a presidência da República.
O advogado de Garotinho, Fernando Fernandes considera a prisão ilegal, já que o ex-governador sequer foi candidato nestas eleições. Garotinho foi levado para a sede da Polícia Federal, no Centro do Rio e ainda nesta quarta-feira será levado para Campos.
Em outubro do ano passado, a Polícia Federal já tinha prendido dois vereadores em Campos suspeitos de fraudar um programa assistencial em troca de votos.