União Europeia quer maior controle sobre entrada de turistas isentos de visto

© flickr.com / Oona RaisanenEspaço Schengen, bandeira da União Europeia
Espaço Schengen, bandeira da União Europeia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Buscando melhorar a segurança das fronteiras externas e preocupada com a ameaça terrorista, a Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira (16) um plano para aumentar o controle sobre viajantes que não precisam de um visto específico para entrar em territórios da UE. O Brasil é um dos 42 países isentos de visto.

De acordo com a Agência Brasil, a medida apresentada propõe que, antes de viajar, os turistas preencham um formulário online. Uma vez inseridas, para liberar a entrada na UE, as informações serão cruzadas com as bases de dados europeias, como as do serviço de polícia Europol.

Segundo a Comissão, o documento custará cerca de cinco euros, terá validade de cinco anos e deverá levar cerca de dez minutos para ser concluído. Na maioria dos casos, a autorização deverá sair em alguns minutos.

Leia também: Hollande: Acordo de Schengen está a salvo

Marine Le Pen - Sputnik Brasil
Adeus Europa sem fronteiras!
A entidade europeia espera que essa nova triagem prévia ajude a identificar possíveis migrantes irregulares e, principalmente, pessoas que possam representar um risco à segurança.

Críticos argumentam, porém, que esse novo sistema de autorização de viagem não resolverá o problema da segurança, pois o que falta é um intercâmbio rápido de dados sobre suspeitos entre os países do bloco. A expectativa é que o novo formulário online possa entrar em vigor até 2020, mas a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho e também pelo Parlamento Europeu.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала