O anúncio foi dado pelo chefe das tropas de mísseis e artilharia das Forças Armadas russas, tenente-general Mikhail Matveevsky.
Em 19 de novembro, por tradição, é celebrado o Dia das Tropas de Mísseis e Artilharia. Foi neste dia, que em 1942, com uma forte preparação de artilharia, começou a contraofensiva das forças soviéticas perto de Stalingrado.
Segundo Matveevsky, "atualmente, as empresas do complexo industrial-militar da Federação da Rússia estão realizando obras de modernização do sistema para melhorar suas características militares e operacionais".
Ao mesmo tempo, o general destaca que hoje o Iskander-M é o melhor sistema de mísseis na sua categoria por ser apto a superar qualquer defesa antimíssil.
O Iskander-M é um sistema de mísseis táticos operacionais que permite atingir alvos com alta precisão a uma distância de 500 quilômetros. O sistema se destina eliminar meios de defesa antimíssil e antiaérea, aviões e helicópteros em aeródromos, postos de comando e outros objetos.
Segundo Matveevsky, a Rússia também está desenvolvendo ogivas de mísseis com ação destrutiva baseadas nos "novos conceitos físicos".