Como um dos recentes exemplos de divisão entre aliados no Ocidente está a decisão grega de receber o contratorpedeiro russo da Frota do mar Negro russo Smetlivy, destaca o artigo do Time em suas primeiras frases. Nenhum dos parceiros da OTAN, à qual pertence a Grécia, expressou seu protesto em relação à chegada do navio russo, apenas chamando a atenção para a necessidade de continuar a política de sanções contra a parte russa relativamente à situação na Ucrânia.
"Então a Grécia não harmonizou, para não dizer mais, com os seus aliados quando recebeu o contratorpedeiro russo durante sua deslocação até à costa síria", escreveu o autor, sem prestar atenção a que o Smetlivy chegou ao porto grego para participar dos eventos culturais bilaterais.
E a situação econômica nesta "confusão" política só parece deitar azeite no fogo: enquanto uns países são "unânimes" na decisão de continuar as sanções antirrussas, a Grécia, Itália, Hungria, Chipre e Eslováquia já tem sublinhado a necessidade de aliviar as sanções que prejudicam a economia europeia.