Depois de vários adiamentos, Haiti realiza eleições gerais neste domingo

© AFP 2023 / HECTOR RETAMALEleições no Haiti
Eleições no Haiti - Sputnik Brasil
Nos siga no
Pleito acontece após furacão Matthew, que destruiu o país e deixou centenas mortos.

Jeremie, Haiti - Sputnik Brasil
Número de vítimas do furacão Matthew sobe para 877 no Haiti
Depois de vários adiamentos, o Haiti realiza neste domingo, eleições gerais para os cargos de presidente e de representantes no Parlamento do país. Ao todo, 27 candidatos concorrem ao posto.

Os problemas em torno do voto para presidente começaram no ano passado. Jovenel Moise, membro do partido do ex-presidente Michel Martelly, venceu o primeiro turno, mas o resultado foi contestado pelos adversários. Protestos violentos se seguiram na capital Porto Príncipe, levando ao cancelamento do segundo turno.

Escolhido para servir como presidente interino do Haiti após o fim do mandato de Martelly em fevereiro, o presidente do Senado Haitiano, Jocelerme Privert afirmou à época que permaneceria no poder até que um novo presidente fosse eleito.

Furacão adiou pleito

O Conselho Eleitoral do Haiti abriu investigação sobre o pleito de 2015 em junho deste ano e afirmou ter contado cerca de 600 mil votos inválidos. Uma nova votação foi marcada para o dia 9 de outubro, mas cancelada às vésperas devido aos efeitos devastadores do Furacão Matthews.

A tempestade tropical deixou centenas mortos no país. Além disso, muitos eleitores tiveram seus documentos de votação destruídos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала