'Não posso fazer isso': Obama se recusa a indultar Edward Snowden

© AP Photo / Saul LOEBPresidente dos Estados Unidos, Barack Obama
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama - Sputnik Brasil
Nos siga no
Até o final do seu mandato o presidente norte-americano Barack Obama não perdoará Edward Snowden, informou o jornal The Independent.

As bonecas dos presidenciais norte-americanos Donald Trump e Hillary Clinton - Sputnik Brasil
Assange aponta o verdadeiro vencedor das eleições nos EUA
No artigo publicado na tarde do sábado (19), o autor destaca que há grande chance de Obama deixar a decisão para o próximo presidente, Donald Trump, e o novo diretor da CIA, que já exigiu a execução de Snowden.

Mesmo assim, vários especialistas, de acordo com a edição britânica, chamaram Obama a indultar o norte-americano, que atualmente vive na Rússia, especialmente após um tribunal ter decretado que a coleta de dados sem conhecimento dos cidadãos saber sobre a vigilância é contra a Constituição dos EUA.

"Eu não posso perdoar alguém que não se apresentou a tribunal, então não é algo que eu gostasse de comentar neste momento," declarou o presidente na entrevista à revista alemã Der Spiegel publicada na sexta-feira (18).

Em resposta, a conta de Twitter do WikiLeaks fez uma postagem dizendo que Obama mente quando faz declarações semelhantes.

"Quando Obama diz que não pode perdoar Snowden, ele mente e ele sabe que mente," diz a postagem.

​O político, que deixará posto em janeiro de 2017, destacou que o ex-funcionário dos serviços secretos chamou atenção a um problema importante, mas que os métodos que Snowden usou "não correspondem ao que é aceitável na comunidade de informações".

Ilustração, código binário - Sputnik Brasil
Snowden alerta para ‘espionagem interna’ após vitória de Trump
Em junho de 2013, Edward Snowden encaminhou aos jornais Washington Post e The Guardian uma série de materiais confidenciais sobre os programas de vigilância na Internet dos EUA e os serviços secretos do Reino Unido. Segundo estes dados, os serviços secretos norte-americanos, além de realizar escutas de potenciais terroristas e criminosos, também espionaram os dirigentes de diversos países. 

No mesmo ano, a Rússia ofereceu asilo temporário a Snowden. Em agosto de 2014, as autoridades renovaram sua permissão para ficar no país por mais três anos e concederam ao ex-agente da NSA um visto de residência que permite deslocações pelo país, viagens ao exterior e opção pela nacionalidade russa após cinco anos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала