União Europeia não é única opção, Erdogan discute adesão à SCO

© AP Photo / Mikhail Klimentyev, Presidential Press ServiceLíderes da Organização de Cooperação de Xangai (SCO)
Líderes da Organização de Cooperação de Xangai  (SCO) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A adesão à UE não é a única opção para a Turquia, as autoridades discutem uma possível adesão à Organização de Cooperação de Xangai (SCO) com o presidente russo Valdimir Putin e com o líder do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Recep Tayyip Erdogan afirmou na segunda-feira (14) que a adesão da Turquia à União Europeia pode ser colocada em um referendo no próximo ano. As afirmações seguiram as ameaças do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, de introduzir sanções econômicas contra a Turquia. 

Dinheiro chinês - Sputnik Brasil
SCO é 'estratégia para criar antídoto contra o Ocidente'
"O Brexit pode se espalhar, tais vozes são ouvidas na França, Itália. Em tais circunstâncias, a Turquia deve se sentir calma. Não se deve dizer que a União Europeia é a única opção. Por que a Turquia não pode se tornar membro da SCO? Falei disso com Putin e Nazarbayev. A participação da Turquia na SCO nos dará mais liberdade de ação nesse sentido", disse Erdogan a jornalistas turcos durante o voo de volta após sua visita oficial ao Uzbequistão, segundo o jornal turco Sabah

O líder turco disse que o processo de normalização das relações com a Rússia (depois da derrubada de um avião russo pela Turquia em novembro de 2015) está em andamento:

"As relações com a Rússia que temos agora são boas. Nem tudo pode acontecer de um dia para o outro. Em 5 e 6 de dezembro, o nosso primeiro-ministro visitará a Rússia, enquanto no primeiro trimestre de 2017 o Conselho de Cooperação Russo-Turco de alto nível se reunirá. " 

A SCO é uma aliança política, econômica e militar que inclui a Rússia, a China, o Cazaquistão, o Quirguistão, o Tajiquistão e o Uzbequistão. A Bielorrússia, a Mongólia, o Irão, o Afeganistão, a Índia e o Paquistão têm o status de observadores na organização, enquanto a Turquia, assim como o Azerbaijão, o Camboja, a Arménia, o Nepal e o Sri Lanka detêm o status de parceiros de diálogo. O Paquistão, a Índia e o Irã solicitaram oficialmente a adesão à SCO.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала