Recep Tayyip Erdogan afirmou na segunda-feira (14) que a adesão da Turquia à União Europeia pode ser colocada em um referendo no próximo ano. As afirmações seguiram as ameaças do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, de introduzir sanções econômicas contra a Turquia.
O líder turco disse que o processo de normalização das relações com a Rússia (depois da derrubada de um avião russo pela Turquia em novembro de 2015) está em andamento:
"As relações com a Rússia que temos agora são boas. Nem tudo pode acontecer de um dia para o outro. Em 5 e 6 de dezembro, o nosso primeiro-ministro visitará a Rússia, enquanto no primeiro trimestre de 2017 o Conselho de Cooperação Russo-Turco de alto nível se reunirá. "
A SCO é uma aliança política, econômica e militar que inclui a Rússia, a China, o Cazaquistão, o Quirguistão, o Tajiquistão e o Uzbequistão. A Bielorrússia, a Mongólia, o Irão, o Afeganistão, a Índia e o Paquistão têm o status de observadores na organização, enquanto a Turquia, assim como o Azerbaijão, o Camboja, a Arménia, o Nepal e o Sri Lanka detêm o status de parceiros de diálogo. O Paquistão, a Índia e o Irã solicitaram oficialmente a adesão à SCO.