Desde 2013, Dayr Hafir está sob o controle do Daesh (organização proibida na Rússia e em muitos outros países). A base aérea Kuweires está situada na zona oeste do subúrbio, que durante os últimos dois anos tem sido sitiada pelas forças do governo. As tropas do governo libertaram a área ao redor da base aérea adjacente à cidade, mas a importante ofensiva de Dayr Hafir ainda não ocorreu. Nesta aldeia estão concentradas as principais forças dos militantes, como observado por vários analistas árabes, que cobrem a região do norte até a cidade de Raqqa — "capital" do Daesh na Síria.
De acordo com uma publicação local, o ataque foi realizado na zona rural a leste das unidades de defesa aérea. Como resultado, segundo o jornal, "dezenas de terroristas" foram mortos.
Além disso, os rebeldes perderam pelo menos 10 veículos, equipados com metralhadoras pesadas, bem como armas e munições.
O conflito armado continua na Síria desde março de 2011. As tropas do governo confrontam militantes de diferentes grupos armados. Os dados sobre o número de vítimas do conflito são diferentes. Segundo a ONU, cerca de 300 milhares de sírios morreram. Instituto Russo de Estudos Orientais, usando dados do órgão central de estatística da Síria, conduziu sua própria investigação, de acordo com a qual o número total de sírios mortos é de 105 mil pessoas. Grande parte da população civil foi morta pelos terroristas e pela oposição moderada.