Ucranianos não acreditam que Poroshenko consegue por fim ao conflito em Donbass

© AP Photo / Mindaugas KulbisPresidente ucraniano Pyotr Poroshenko
Presidente ucraniano Pyotr Poroshenko - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cerca de 68% dos ucranianos pensam que o presidente do país, Pyotr Poroshenko, é incapaz de parar o conflito em Donbass, segundo pesquisa do Instituto internacional de sociologia de Kiev, publicada nesta terça-feira.

Militares ucranianos junto a um morteiro na aldeia de Peski, região de Donbass - Sputnik Brasil
Ucrânia desloca mais morteiros para Donbass
A pesquisa foi realizada entre 4 e 13 de novembro em todo o território ucraniano, excluindo os territórios de Donbass. Foram entrevistadas 2 mil e 39 pessoas. A margem de erro é de 3,3%. 

A pergunta feita aos ucranianos questionava se eles acreditam na capacidade de Poroshenko de parar o conflito em Donbass. Os resultados não devem ter agradado o presidente da Ucrânia: 68,1% responderam não acreditar, 16,4% acreditam e 15,5% tiveram não souberam responder. 

Em abril de 2014, Kiev iniciou uma operação militar contra as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, na região de Donbass, no leste do país, que declararam independência em resposta ao golpe de Estado, ocorrido na Ucrânia em fevereiro do mesmo ano.

Presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko condecora a militar ucraniana Nadezhda Savchenko depois da volta da última para a Ucrânia, Kiev, Ucrânia, 25 de maio de 2016 - Sputnik Brasil
Deputada e ex-militar ucraniana sobre Poroshenko: 'É um presidente fraco!'
Segundo os mais recentes dados da ONU, mais de 9,6 pessoas morreram durante o conflito.

Em fevereiro de 2015, as partes chegaram a um acordo de cessar-fogo com os acordos de Minsk após negociações com líderes do formado do Quarteto da Normandia, formado por Rússia, França, Alemanha e Ucrânia. No entanto, a trégua é violada constantemente por ambos os lados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала