- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Odebrecht aceitará pagar multa de R$ 7 bi por envolvimento em corrupção

© Beto Barata/PRMinistro José Serra e presidente interino Michel Temer são citados em denúncias de pagamento de caixa 2 da Odebrecht
Ministro José Serra e presidente interino Michel Temer são citados em denúncias de pagamento de caixa 2 da Odebrecht - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Odebrecht concordou em assinar um acordo de leniência com os promotores e vai pagar cerca de 7.000 bilhões de reais em multas pelo seu papel no escândalo de corrupção investigado pela Lava Jato, segundo confirmou uma fonte da Reuters.

José Serra, novo titular da pasta do Itamaraty - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Odebrecht afirma ter pago caixa dois a Serra através de conta na Suíça
A multa total estabelecida no acordo seria a mais alta do mundo, superando um acordo de 2008 em que o grupo alemão Siemens pagou 1,6 bilhões de dólares ao governo dos EUA e às autoridades europeias devido ao pagamento de subornos para obter contratos com o governo.

A TV Globo apurou que 78 executivos da empreiteira devem assinar os acordos finalizados nesta quarta-feira (23), entre eles o fundador Emilio Odebrecht e seu filho, o ex-presidente da empresa Marcelo Odebrecht. 

A Reuters relata que uma fonte próxima à investigação, que falou em condições de anonimidade, também disse que mais de 70 executivos da Odebrecht assinariam os papeis entre hoje e amanhã (24).

Cerca de 200 políticos de vários partidos foram citados pelos executivos.

Após a assinatura do acordo, as empresas do grupo poderão voltar a a participar das licitações do governo. 

O grupo foi acusado de fazer cobranças adicionais em seus contratos com a Petrobras e outras empresas controladas pelo governo, além de pagar propinas a políticos.

Odebrecht corrupção - Sputnik Brasil
Para jurista, caso da Odebrecht revela corrupção induzida pelo Estado no Brasil
O acordo é fundamental para a reestruturação da dívida da Odebrecht, que ascende a mais de 100 bilhões de reais. Até agora, o conglomerado reestruturou 13 bilhões em passivos em sua unidade Odebrecht SA Agroindustrial.

Em julho, o grupo colocou toda a sua participação majoritária na petroquímica Braskem SA como garantia para seus débitos pendentes.

Na noite desta quarta, a empreiteira divulgou a seguinte nota:

"A Odebrecht não se manifesta sobre eventual negociação com a Justiça. Mas reforça seu compromisso com uma atuação ética, íntegra e transparente, expresso por meio das medidas concretas já adotadas para reforçar e ampliar o programa de conformidade nas empresas do grupo, entre as quais se destacam: a criação cargo de Responsável por Conformidade ou CCO (Chief Compliance Officer) e do Comitê de Conformidade, ligados ao Conselho de Administração para garantir total independência; a adesão a pactos de ética empresarial de entidades como ONU e Instituto Ethos; e, entre outros pontos, o compromisso de combater e não tolerar a corrupção."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала