Um ano depois: quem tem culpa da tragédia do Su-24 russo na Síria?

© Sputnik / Dmitry Vinogradov / Acessar o banco de imagensBombardeiro Su-24 decola a partir de aeródromo de Hmeymim na Síria
Bombardeiro Su-24 decola a partir de aeródromo de Hmeymim na Síria - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um ano atrás, em 24 de novembro de 2015, a Força Aérea da Turquia abateu um bombardeiro russo Su-24 no céu da Síria, o que levou a uma profunda e prolongada crise nas relações russo-turcas.

Vista da baía de Balaklava na cidade de Sevastopol - Sputnik Brasil
Turquia desembarca em Crimeia em momento de retomada das relações com a Rússia
Depois das desculpas do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, as relações bilaterais entre Moscou e Ancara começaram a se restaurar.

O presidente do Comitê Euroasiático do Conselho Turco de Negócios Global, Ali Galip Savasir, disse à Sputnik Turquia que expressa suas condolências ao povo russo.

"Quando aconteceu esta tragédia, eu disse que a Turquia é o que teve culpa, que nós somos bons vizinhos com a Rússia e que a Turquia devia de imediato pedir desculpas", disse.

Ele afirmou que este incidente não foi acidental e foi planejado por forças que não gostavam da cooperação entre a Rússia e a Turquia.

"Foi um passo preciso e bem-planejado que visava destruir as relações russo-turcas. Foi elaborado um cenário grandioso, mas felizmente ele fracassou", disse o especialista.

Retratos de tenente coronel Oleg Peshkov e mariner Alexander Pozynich, que foram mortos na Síria - Sputnik Brasil
Viúva do piloto russo morto na Síria disposta a aceitar desculpas do chanceler turco
Na opinião do professor da Universidade de Yildirim Beyazit, Mazhar Bagh, a crise passada aconteceu porque as relações entre a Rússia e a Turquia não foram institucionalizadas. Para fazer isso, afirmou, é necessário arranjar contatos sistemáticos entre delegações a vários níveis dos dois países. Ele disse que até agora ainda não é claro quem ordenou derrubar o avião russo.

"Passado algum tempo tudo regressará à normalidade. O reforço da parceria estratégica russo-turca é um processo importante e muito valioso", afirmou, acrescentando que Moscou e Ancara precisam de fazer planos bilaterais em relação à região do Oriente Médio.

O deputado do Partido de Justiça e Desenvolvimento turco Metin Kulunk disse que o culpado da crise nas relações russo-turcas está no lado oposto do Atlântico e não quer que alguém lhe possa apresentar concorrência.

O caça russo Su-24 - Sputnik Brasil
Chanceler turco quer pedir pessoalmente desculpas à viúva do piloto do Su-24
Na opinião dele, somente a política inteligente de Putin e Erdogan levou a um equilíbrio de forças global. Ele acrescentou que os processos globais nos tempos mais próximos serão determinados no âmbito do equilíbrio entre Trump, Erdogan e Putin.

Em 24 de novembro, um jato da Força Aeroespacial da Rússia foi derrubado por um caça turco em espaço aéreo sírio, quando participava de uma operação contra terroristas na Síria. O incidente provocou forte tensão entre os dois países, com trocas de acusações e rompimento de parcerias. A tragédia teve como consequência a morte de um dos militares russos que seguiam a bordo – Oleg Peshkov. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu desculpas pela tragédia. Em carta endereçada ao líder russo, Vladimir Putin, na ocasião Erdogan confirmou a abertura de um processo contra um suspeito de envolvimento na derrubada do Su-24.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала