Frota do Pacífico da Rússia prepara segunda expedição à ilha de Matua nas Curilas

© Sputnik / Roman Denisov / Acessar o banco de imagensVista da ilha de Matua, nas Ilhas Curilas
Vista da ilha de Matua, nas Ilhas Curilas - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Frota do Pacífico da Rússia iniciou os preparativos para a segunda expedição científica à ilha de Matua, no arquipélago das Ilhas Curilas.

Marinheiros das frotas do Norte e do Pacífico durante a cerimônia de despedida solene do cruzador nuclear pesado Pyotr Velikiy da Frota do Norte russa, que participou nos exercícios militares Vostok-2010 - Sputnik Brasil
Nova base militar russa nas Curilas 'mudará o equilíbrio militar' no Pacífico
O anúncio foi dado na sexta-feira (25) pelo comandante do Distrito Militar do Leste da Rússia, tenente-coronel Sergei Surovikin.

"Hoje em dia, na Frota do Pacífico deu início a preparação para a segunda expedição científica à ilha de Matua", comunicou.

Destaca-se que a expedição será realizada entre junho e setembro de 2017.

Segundo Surovikin, "está sendo preparado um plano detalhado de exploração da ilha das Curilas, bem como está sendo realizada uma contínua busca de pessoal e equipamentos necessários para fins topográficos".

Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante o Fórum Econômico do Oriente, Vladivostok, Rússia, 3 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Por que razão Japão e Rússia de súbito decidem se aproximar?
A primeira expedição foi realizada entre maio a junho deste ano pela Frota do Pacífico da Rússia e pela Sociedade Geográfica Russa. O objetivo principal das expedições está relacionado à possibilidade de construção de uma base naval na ilha de Matua, além de realizar várias pesquisas científicas.

No decorrer da primeira expedição, os especialistas foram responsáveis por mais de mil pesquisas laboratoriais, reconhecimento químico e radiológico, observação de todas as fortificações e mais de cem objetos históricos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, na ilha de Matua havia unidades militares do Japão. Abrigos subterrâneos e pistas de pouso e decolagem, construídos durante a Segunda Guerra Mundial, podem ser utilizados até hoje.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала