Israelenses oferecem presente indevido ao premiê russo

© Sputnik / Dmitry AstakhovPremiê russo, Dmitry Medvedev com Rabino da Rússia, Berel Lazar, perto do Muro das Lamentações, 10 de novembro de 2016
Premiê russo, Dmitry Medvedev com Rabino da Rússia, Berel Lazar, perto do Muro das Lamentações, 10 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Espanha soube pela mídia que os israelenses ofereceram um drone de fabricação espanhola ao premiê russo, Dmitry Medvedev, não tendo direito a fazê-lo, disse à RIA Novosti a chancelaria espanhola.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu durante a reunião no Kremlin. 21 de abril, 2016 - Sputnik Brasil
Netanyahu: Visita de Medvedev prova reforço das relações entre Rússia e Israel
Anteriormente se tornou público que o Ministério das Relações Exteriores espanhol se dirigiu à embaixada de Israel em Madri exigindo uma explicação pelo fato de que, durante sua visita a Israel, Medvedev teria recebido de presente um drone de produção espanhola. O presente foi oferecido pelo ministro da Agricultura de Israel, Uru Ariel, em 10 de novembro, quando o premiê russo visitou o Centro Volkani de investigação agrícola nos subúrbios de Tel Aviv.

O drone Sniper é fabricado pela empresa espanhola Alpha Unmanned Systems SL. Israel comprou dois modelos iguais e o custo total foi de 100 mil euros. Os contratos de fornecimento foram negociados ao longo de dois anos. O Centro Volkani comprou estes drones sob condição de que este centro seria o usuário final destes drones e sendo sua entrega a partes terceiras proibida sem um pré-aviso à Espanha.

"A Espanha soube pela mídia que o ministro da Agricultura israelense entregou à Federação da Rússia um drone de produção espanhola. Nós transmitimos uma nota verbal à embaixada de Israel em Madri exigindo explicações", disse um representante do Ministério do Exterior espanhol.

Segundo as palavras do representante da chancelaria, a empresa espanhola vendeu este drone "com a licença da exportação correspondente, e que determina o Centro como recebedor final, a entrega a terceiros é completamente proibida".

In this March 7, 2007, file photo, Israeli Air Force officers stand next to an Israeli army Heron TP drone, also known locally as the Eitan, during a display at the Palmahim Air Force Base - Sputnik Brasil
Índia assina contrato para compra de drones de Israel
A mídia israelense foi a primeira a informar sobre o presente oferecido ao primeiro-ministro russo. Depois disso os EUA expressaram sua perplexidade, porque na construção do drone foram usadas peças americanas como, por exemplo, a câmera. Mas, de acordo com a edição Haaretz, antes de entregar o drone a câmera foi retirada. O Ministério da Defesa de Israel começou uma verificação para detectar se foram usados quaisquer outros componentes feitos nos EUA. No departamento militar israelense o caso causou confusão por isso ter sido feito sem permissão deles.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала