Em 27 de novembro de 1916, a partitura da música foi registrada no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em nome de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, na época um compositor de apenas 26 anos.
O samba havia sido concebido naquele ano, durante uma roda na casa de Tia Ciata. Desde o lançamento da música, várias pessoas reivindicaram a autoria, já que era comum que os participantes de rodas de samba fizessem improvisações.
De acordo com a Biblioteca Nacional, anexada com o processo estava uma partitura manuscrita para piano assinada por Pixinguinha. Dez dias depois, Donga anexou um atestado que afirmava que o samba havia sido executado pela primeira vez em 25 de outubro de 1916, no Cine-Theatro Velho.
Comemoração
Para a passagem dos 100 anos da música, a Biblioteca Nacional organizou uma exposição virtual. Pelo site da Instituição, é possível ler informações sobre a origem do gênero musical, partituras antigas, manuscritos e gravações originais. A exposição está disponível neste link.
*Com informações da Agência Brasil