"Hoje, nós iremos discutir a expansão da nossa parceria em dois domínios críticos, o cibernético e o espacial, e assinar um acordo para cooperação militar no espaço", disse Carter antes de um encontro com o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, em Washington, nesta segunda-feira. "Mais importante, vamos assinar uma declaração de intenção conjunta fornecendo fundamentos para melhorar nossa cooperação em Defesa de maneira mais ampla".
Destacando a importância e a efetividade da cooperação entre os dois países na esfera militar, Le Drian, por sua vez, justificou a aproximação citando as ameaças "extremamente pesadas" da atualidade.
"Primeiro, haverá um arranjo de cooperação em termos de espaço militar. Isso dará um enquadramento para essa parte crítica das nossas forças em uma cooperação que tem se fortalecido nos últimos anos e, mais criticamente, ao longo dos últimos meses", disse ele, dizendo que tanto o lado francês como o americano estavam "orgulhosos do trabalho realizado em conjunto".