Segundo ele, diferentemente da versão convencional do equipamento "Soldado do Futuro", a versão para fuzileiros incorpora um colete balístico "flutuante".
O primeiro lote do equipamento Ratnik foi fornecido às Forças Armadas em 2015 após uma série de testes. Até o final do ano, serão entregues 70 mil conjuntos.
O equipamento Ratnik, com um peso de 24 quilos, é composto por mais de 40 componentes, incluindo armas de fogo, armadura corporal, dispositivos ópticos, de comunicações e navegação e sistemas de suporte de vida. A última versão do equipamento garante maior eficiência e sobrevivência em combate do soldado e possui armadura duas vezes mais forte.
Всех российских морпехов защитят боевые комплексы «Ратник» https://t.co/clYmpcccBf pic.twitter.com/IFlYd6HnWS
— OXPAHA.ru (@OxpahaRU) 28 ноября 2016 г.
O equipamento Ratnik é destinado a snipers, atiradores, motoristas de veículos blindados e artilheiros de aeronaves de combate.
Foi destacado que o equipamento Ratnik permite que o soldado mantenha contato estável via rádio com outras unidades e receba constantemente dados atualizados de reconhecimento das posições do inimigo e da situação geral no campo de batalha, o que o faz uma máquina de combate inteligente.