"A Rússia não aceita a realização extraterritorial da jurisdição dos EUA, foram do âmbito do direito internacional. Não aceita as tentativas de pressão militar, política, econômica ou de outro tipo e se reserva ao direito de uma firme resposta à ações inamistosas, inclusive através do fortalecimento da defesa nacional e da adoção de medidas equivalentes ou assimétrica", determina o documento oficial.
Além disso, segundo o texto, a Rússia considera a criação de um sistema global de escudos antimísseis dos EUA uma ameaça e se reserva ao direito de adotar medidas de resposta adequadas.
"A Federação da Rússia parte do princípio de que as negociações sobre a futura redução de armamentos estratégicos serão possíveis somente após considerar todos os fatores, sem exceção, que afetam a estabilidade estratégica global. A Rússia considera a criação de uma sistema global de escudos antimísseis dos EUA como uma ameaça à segurança nacional e se reserva ao direito de adotar medidas de resposta adequadas", postula o novo conceito da política externa russa.