O presente projeto de lei entra em vigor a partir do momento de sua assinatura, em 30 de novembro de 2016.
Redução de armamentos
Moscou cumpre rigorosamente os compromissos de controle de armamentos e espera o mesmo dos seus parceiros.
Segundo o conceito, a Rússia está pronta para redução gradual do potencial nuclear e tem por objetivo fortalecer o regime de não proliferação de armas nucleares. Além disso, Moscou defende o Acordo de Prevenção de Corrida Armamentista no Espaço.
De acordo com o conceito, o perigo de início de guerra, inclusive nuclear, entre as maiores potências mundiais, não é grande, mas aumentam riscos do envolvimento delas em conflitos regionais.
EUA e OTAN
O documento destaca que a Rússia considera a criação do sistema global de defesa antimíssil como ameaça, assumindo o compromisso de tomar medidas adequadas.
Ao mesmo tempo, Moscou atribui grande importância ao cumprimento das cláusulas do Tratado de Redução de Armas Estratégicas com Washington e espera que os EUA observem rigorosamente as normas do direito internacional em suas ações.
A Rússia está interessada em construir relações mutuamente vantajosas com os EUA, levando em consideração a responsabilidade dos dois países em termos de segurança internacional.
Síria e ONU
De acordo com o novo conceito, a principal tendência da nova etapa do desenvolvimento internacional é a luta pela dominância no mundo. Destaca-se que não existem alternativas à ONU, sendo esta o centro de regularização das relações internacionais.
Rússia vai contribuir para aperfeiçoamento do mecanismo do uso de sanções pela ONU.
Segundo o conceito, Moscou será contra as tentativas de intervenção às questões internas dos países que visam mudança não constitucional do poder.
Mídia e outros objetivos
Moscou usará novas tecnologias para reforçar as posições da mídia russa no exterior, defendendo sua segurança informacional.
De acordo com o conceito, a Rússia irá ampliar sua presença na Antártida, buscará diminuir tensões na Península Coreana, continuará a cooperação com a China e as relações de amizade com o Japão.