Vice-premiê da Turquia destaca papel da Rússia no sucesso da operação turca na Síria

© AFP 2023 / BULENT KILICTanques do exército da Turquia perto da fronteira síria
Tanques do exército da Turquia perto da fronteira síria - Sputnik Brasil
Nos siga no
O progresso das relações russo-turcas contribuiu para os avanços da operação militar Escudo do Eufrates, realizada pela Turquia na Síria.

A declaração foi feita pelo vice-primeiro-ministro turco, Nurettin Canikli.

"Não teríamos conseguido realizar a operação de maneira tão bem-sucedida se [as relações] não tivessem evoluído de forma tão favorável com a Rússia", destacou Canikli em entrevista à agência TGRT.

Aleppo (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
(EXCLUSIVO) Entrevista com general sírio: EUA e Turquia apoiam Daesh na Síria
Vale ressaltar que a Rússia e a Turquia continuam fortalecendo a relação bilateral após a piora nas relações em novembro de 2015, quando um caça turco abateu um avião militar russo Su-24 que estava retornando à sua base para bombardear alvos terroristas na Síria.

Os primeiros passos rumo à normalização dos contatos bilaterais foram empreendidos em 27 de junho deste ano depois de o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter pedido desculpas à Rússia pelo abate do avião russo.

Posteriormente, ambos os países restabeleceram cooperação, em particular, no âmbito do projeto Corrente Turca, acordo intergovernamental celebrado em 10 de outubro. O projeto prevê a construção de duas artérias de gasoduto, que passarão pelo fundo do mar Negro, para exportar gás russo à Turquia.

Além disso, a Rússia e a Turquia mantêm contatos permanentes embasados na coordenação de esforços conjuntos para pôr um fim no grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em vários outros países).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала